quinta-feira, 24 de maio de 2018

Greve dos caminhoneiros: Prefeitura suspende aulas na rede municipal e prioriza atendimento emergencial de saúde


A Prefeitura Municipal de São Roque, por meio do Departamento de Educação, comunica que o transporte escolar que atende a rede pública de ensino será suspenso no período da tarde desta quinta-feira, 24/05.

Amanhã, 25/05, as aulas serão suspensas em toda a rede, inclusive nas creches.

A interrupção se dá devido à greve dos caminhoneiros e o consequente desabastecimento de alguns serviços que dependem de combustível como: transporte escolar, fornecimento de merenda e gás, locomoção de professores e funcionários das escolas.

Creches
Reforçando: As creches atenderão normalmente, hoje. Amanhã as atividades também serão suspensas.

Saúde
Em caráter preventivo, o Departamento de Saúde está priorizando o atendimento emergencial - resgate 192, hemodiálise e encaminhamento de crianças que fazem quimioterapia e radioterapia, fora do Município.

Prestação de serviços
A Prefeitura alerta a população para o fato de que, não havendo normalização da oferta de combustíveis, outros serviços poderão ser afetados como: transporte público, coleta de lixo e outros.

Acompanhe a retomada dos serviços
A Prefeitura deve manter a população informada sobre a normalização dos serviços, por meio do site: www.saoroque.sp.gov.br. Acompanhe

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Top Destinos Turísticos: São Roque se consagra melhor Turismo Rural do estado de São Paulo



Em cerimônia, realizada no último dia 18/05, a cidade de Sao Roque se consagrou o melhor roteiro de Turismo Rural de São Paulo, disputando com mais de 400 cidades. A premiação aconteceu na Assembleia Legislatva do Estado.

Na primeira etapa da competição, a Cidade foi classificada entre as 39 finalistas na categoria geral e as 3 mais importantes no segmento rural.

Hoje, nesta etapa final, concorreu ao título de campeã com Águas de Lindoia de Paranapanema, sendo vitoriosa. "É com enorme felicidade que trazemos esse prêmio para nossa casa, a nossa São Roque. É muito bom ver o reconhecimento aos esforços de todos, incluindo poder público e iniciativa privada”, comenta o Diretor do Departamento de Turismo, Márcio Feltrin.

O Prefeito Cláudio Góes também comenta a satisfação ao ver São Roque destacada e premiada nessa conceituada premiação. " E uma vitória de todos. São Roque é linda, é agradável, é admirável e merece estar no topo, como está hoje. Esse mérito é de todos ", comenta.

A classificação veio por conta do prêmio Top Destinos Turísticos, uma iniciativa da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e do Skål Internacional São Paulo.

Os municípios foram objeto de avaliação por comissão julgadora, que selecionou três de cada um dos 13 segmentos, inspirados na LC 1261/15, e que caracterizam os destinos, sob a ótica do turismo.

Vereador Alexandre Veterinário questiona e poda incorreta de árvores é interrompida



Na última quarta-feira, dia 9, o vereador Alexandre Pierroni (Alexandre Veterinário), questionou o Poder Executivo sobre a correção e legalidade da poda realizada por empresa terceirizada pela Prefeitura de São Roque, em árvores de Plátanus localizadas na Avenida John Kennedy, na região central do município.

A poda ‘drástica’, como a realizada nas referidas árvores, está especificada na Lei Federal 9605/98 que descreve como crime, em seu Artigo 49, o ato de “Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia” e estabelece como pena, “detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”.

Após o questionamento do vereador sobre a legalidade do trabalho ao Departamento que fiscaliza tais serviços, os responsáveis pelo mesmo informaram que suspenderam imediatamente as podas feitas pela terceirizada e que a empresa será notificada oficialmente.

“Sei que a poda destas árvores deve ser de levantamento e condução da copa, muito diferente da que estava sendo feita, e me chamou a atenção a maneira errada, acredito que por falta de acompanhamento de um engenheiro agrônomo talvez. Além de ser um crime ambiental, esse erro também  compromete o desenvolvimento das espécies arbóreas, da qualidade do ar e a beleza da cidade, pois esta árvore é um dos símbolos do município”, encerra Alexandre Pierroni.

Foto e Texto: Lilá Araujo
Legenda: Árvore símbolo de São Roque teve poda ‘radical’ na Av. John Kennedy

terça-feira, 15 de maio de 2018

Departamento de Esportes promove curso “Recreando no Lazer”


O Departamento de Esportes, da Prefeitura Municipal de São Roque, promove nos dias 18,19 e 20 de maio, o curso “Recreando no Lazer”.

A atividade é destinada a qualquer pessoa, acima de 18 anos, que trabalhe ou queira trabalhar como monitor de recreação – não precisa ser formado em Ed. Física.

Além da parte teórica, contará com oficina de brinquedos confeccionados a partir de materiais reciclados e utilização dos mesmos. No último dia haverá uma dinâmica com alunos da EMEF Tetsu Chinone, no Paisagem Colonial. “Essa integração entre os participantes e as crianças deve ser muito enriquecedora, uma vez que todo o conhecimento adquirido no curso vai ser vivenciado na prática”, diz Ricardo Barbosa, chefe da Divisão de Esporte.

Os participantes, no limite de 50, receberão certificados com carga de 30 horas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo fone (11) 4712-3741 ou e-mail: esporte@saoroque.sp.gov.br

Fundo Social se mobiliza para a Campanha do Agasalho 2018


Já está acontecendo em São Roque, a Campanha do Agasalho 2018. Com o tema “É tempo de doar”, a atividade chama a atenção para a oferta de roupas cobertores, edredons, calçados e itens em bom estado. A arrecadação será destinada às famílias assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade – FSS, entidades cadastradas e pessoas que necessitam.

A coordenadora do Projeto, primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Roque, Mazé Barros, convida representantes de órgãos públicos, empresários e toda a comunidade a fazer parte dessa corrente de amor e fraternidade.

A Campanha Municipal vai seguir o mesmo cronograma Estadual e conta com a participação da Turma da Mônica, que está presente em todas as peças publicitárias da ação.

Pontos de arrecadação
As caixas estão distribuídas em vários pontos da cidade, em estabelecimentos parceiros dessa nobre causa social. São lojas, órgãos públicos e privados, consultórios, jornais, supermercados, escolas, academias, restaurantes e outros, além da participação de grupos organizados que também vão participar da arrecadação.


Abertas matrículas para o EJA – Educação de Jovens e Adultos


O Departamento de Educação e Cultura, da Prefeitura de São Roque, informa que as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos estarão abertas no período de 14 a 25 de maio de 2018, das 8h às 16h, nas Unidades Escolares Barão de Piratininga (José Henrique da Costa, 252, Jd. Bela Vista, Cambará) e Tibério Justo da Silva (Profa. Célia Asse Jacob, 03, Maylasky).

A EJA atenderá o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

Para se inscrever é necessário ter, no mínimo, 15 anos.

A inscrição é gratuita.

PAT divulga vagas de emprego em São Roque neste dia 15 de Maio



O Posto de Atendimento ao Trabalhador de São Roque divulga as vagas de emprego em diferentes segmentos. A decisão das contratações é responsabilidade dos empregadores.

O preenchimento das vagas depende dos requisitos exigidos e os encaminhamentos são realizados de acordo com os perfis e níveis de escolaridade dos candidatos. As vagas podem ser preenchidas, canceladas ou alteradas diariamente.

Estão disponíveis vagas para: ajudante de carga e descarga, atendente de loja (estágio), auxiliar de marceneiro, empregado doméstico, encarregado de hortifruti, fiscal de mediação, lubrificador de automóveis e repositor de mercadorias.

Candidatos deverão levar: Cartão Cidadão (ou número do PIS), RG, CPF e Carteira de Trabalho. Os interessados devem comparecer na sede do
PAT

, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 693, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, com distribuição de senha de atendimento até às 14h.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Campanha de Vacinação contra a gripe prossegue até 1 de junho


Quem ainda não se vacinou, está em tempo. A Campanha de vacinação contra a gripe prossegue até o dia 1 de junho, atendendo os grupos prioritários, a saber: trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças (entre seis meses e quatro anos e 11 meses), gestantes e puérperas – mulheres que deram à luz até 45 dias, portadores de comorbidades – pessoa com duas ou mais doenças em simultâneo, doenças crônicas e professores.

Para tomar a vacina, deve-se levar a carteira de vacinação e RG. No caso de profissionais e doentes crônicos, é importante apresentar documentação que comprove essa condição.

A vacinação está disponível em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Prefeitura promove “Semana de coleta de pneus usados”, de 14 a 18 de maio


A partir desta segunda-feira, dia 14, até a sexta-feira, dia 18, a Prefeitura de São Roque, por meio do Serviço de Controle de Zoonoses, do Departamento de Saúde, promove a “Semana de Coleta de Pneus Usados, em todo o Município.

Os pontos de coletas serão os postos de Saúde. Os pneus poderão ser entregues nas Unidades do Bairro do Carmo, Saboó, Canguera, Goianã, São João Novo, Vila Nova, Maylasky, Villagio Emília, Centro de Saúde II, Unidade Central de Saúde e Serviços de Controle de Zoonoses - na Prefeitura.

A atividade, além de contribuir com o Meio Ambiente, pretende conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, tendo em vista que o pneu é considerado um dos principais criadouros. “Sabemos que algumas pessoas ainda têm o hábito de guardar pneus usados para eventual necessidade, porém, na maioria das vezes não é reutilizado, permanecendo nas residências com grande chance de se tornar criadouro”, comenta o Chefe dos serviços de Zoonoses, Alexandre Silveira.

A Semana Municipal acompanha o Calendário do Governo do Estado de São Paulo.

Após ser entregue no Posto de Saúde, o Serviço de Controle de Zoonoses recolherá e dará destinação correta aos pneus.

Ação o ano todo
Por meio de uma parceria com a Associação Reciclanip, a Prefeitura de São Roque coordena, durante o ano todo, o recolhimento de pneus usados e inservíveis no Município.

Os pneus são recolhidos, temporariamente, num galpão coberto, na Prefeitura, onde são armazenados e, posteriormente, enviados para reciclagem final.

Depois de processados são usados como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, tapetes para automóveis, entre outros.

Todas as borracharias do município são cadastradas no Programa e entregam pneus, diariamente. Além disso, os agentes de controle de vetor também recolhem os encontrados em vias públicas.

Por meio da ação, em 2017 forma entregues 5171 pneus para serem reciclados, e neste ano, até agora, 3835.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Prefeitura comunica interdição da ponte da Av. Brasil (Varanguera) com Av. Pref. Bernardino de Lucca


Departamento de Planejamento Informa que nos dias 14 e 15/05 (segunda-feira e terça-feira), por motivo de execução de obra de manutenção na ponte Luiz Sales de Oliveira, localizada na Av. Brasil, esquina com a Av. Pref. Bernardino de Lucca, o trecho ficará, parcialmente, interditado no sentido centro-bairro. O trafego não será obstruído, porém há previsão de fluir mais lentamente. Se possível, evite o local. Agradecemos a compreensão!

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Ministério da Saúde - Gripe e resfriado são doenças diferentes?

Ministério da Saúde - A Gripe pode matar?

Ministério da Saúde - A única forma de prevenir a gripe é tomando a vac...

Ministério da Saúde - Em gestantes, a vacina faz mal para o bebê?

Ministério da Saúde - É preciso tomar a vacina todos os anos?




Ministério da Saúde - É possível pegar gripe pela vacina?





PAT São Roque divulga vagas de emprego em diferentes segmentos.




 A decisão das contratações é responsabilidade dos empregadores.
Candidatos deverão levar: Cartão Cidadão (ou número do PIS), RG, CPF e Carteira de Trabalho. Os interessados devem comparecer na sede do PAT, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 693, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, com distribuição de senha de atendimento até às 14h.

O preenchimento das vagas depende dos requisitos exigidos e os encaminhamentos são realizados de acordo com os perfis e níveis de escolaridade dos candidatos. As vagas podem ser preenchidas, canceladas ou alteradas diariamente.


segunda-feira, 7 de maio de 2018

UNATI apresenta a 1ª FESTA CULTURAL "Tradições e Saberes Populares"


O Departamento de Bem Estar da Prefeitura de São Roque, realizará, no próximo dia 08, das 14 às 17 horas, a 1ª FESTA CULTURAL UNATI "Tradições e Saberes Populares" , que revela ao público o trabalho de fomento à cultural e à preservação do patrimônio imaterial e de cultura popular, desenvolvido durante o módulo "Cultura e tradições" da UNATI - Universidade aberta para a Terceira Idade de São Roque.

Haverá apresentações de danças folclóricas, música, teatro, palestra e muito mais.

"O protagonismo na terceira idade sempre foi o nosso principal objetivo com este projeto. Esta festa é mais um resultado desta proposta. O conhecimento construído na vivência acadêmica, somado aos saberes trazidos pelos alunos, resultaram nesta vivência tão rica e encantadora", declara Rogério Alves, coordenador do projeto.

O evento será nas dependências da FATEC, e tem entrada gratuita.

domingo, 6 de maio de 2018

Sessão Ordinária desta segunda-feira (07) será às 18h



A Sessão Ordinária da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 07, ainda será no horário antigo, ou seja, às 18h.

A partir de segunda-feira, dia 14, é que as Sessões passarão a realizar-se às 14h, conforme Projeto de Resolução nº 007-L e Emenda, aprovados em Plenário.

As Sessões da Câmara Municipal prosseguirão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da Câmara São Roque no “Youtube” e também no site da Casa de Leis ( HYPERLINK "http://www.camarasaoroque.sp.gov.br" www.camarasaoroque.sp.gov.br ), sendo que todos os vídeos são armazenados para futuras visualizações.

Planos de Saúde voltam para a Santa Casa



A Santa Casa está em constante negociação com inúmeros planos de saúde para a realização de atendimentos aos pacientes beneficiários de planos em geral, bem como, busca a cada dia, a melhora de sua estrutura e corpo de profissionais para atender pacientes particulares e de convênios médicos.
Procure a Santa Casa, informe-se sobre os planos de saúde atendidos, e sobre os competitivos preços para atendimento particular.

Em mais um esforço da Diretoria da Santa Casa de São Roque, para levar o hospital novamente a ser motivo de orgulho para o são-roquense, e com a finalidade de prestar os seus serviços além daqueles prestados ao SUS por meio do convênio existente com a Prefeitura.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Prefeitura e representantes da CPFL discutem Projeto de arborização mais segura


Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, dia 02, o Prefeito Claudio Góes, juntamente a diretores da Prefeitura, recebeu uma equipe da CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz. O objetivo foi tratar de uma parceria com a Empresa para que a mesma proceda a poda de árvores que oferecem risco à rede elétrica e à população.

Na ocasião a empresa manifestou interesse não só em fazer essa etapa de podas, como também em firmar termo de compromisso para a execução de um Projeto de revitalização urbana de Arborização Mais Segura.

Segundo o técnico líder, José Pereira dos Santos, que também esteve na reunião, a queda de galhos e de árvores que atingem a rede elétrica representa 2/3 do tempo em que o cliente da CPFL fica sem a prestação do serviço. “E com esse Projeto, queremos trabalhar preventivamente tanto para evitar a falta de energia elétrica, quanto evitar riscos decorrentes das quedas de árvores”, complementa Claudio Góes.

Nos próximos dias a Comissão volta a conversar com o prefeito para definir detalhes do programa.

Bazar especial "Dia das Mães" do Fundo Social acontece até o dia 08/05



O FSS, realiza até o dia 08/05, das 10h00 às 16h00, o Bazar Especial de Dia das Mães, no hall de entrada do Paço Municipal – ao lado do Banco.

No local é possível encontrar variedades de peças de artesanato confeccionadas em diferentes técnicas como mosaico, textura, decoupagem, arte francesa, craquelado, entre outras.

As peças são feitas pelas alunas do Fundo Social, sob orientação da artista plástica e artesã, professora Leila Carlassara. Cerca de 40 mulheres participam das oficinas. “Algumas até com quadro de depressão, às vezes associadas a doenças, e que encontram nas aulas motivação e relaxamento”, diz a professora.

A primeira-dama e Presidente do FSS, Mazé Barros, convida a população a visitar o bazar. “Tem peças lindas confeccionadas, com muito carinho, pelas alunas, a preços bem acessíveis. Além disso, é a contribuição de cada um que permite a continuidade desse trabalho tão importante no nosso Município”, finaliza.

A renda do Bazar é revertida para a compra dos materiais utilizados nas oficinas.

São Roque está entre as 39 cidades paulistas representando um dos 13 segmentos turísticos no Top Destinos Turísticos 2018




Dia 18 de maio próximo, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, os 39 vencedores da pesquisa, se encontrarão com prefeitos paulistas, além de autoridades públicas e empresariais, dos setores de publicidade, marketing e turismo, em cerimônia de premiação, quando serão conhecidos os municípios campeões de cada segmento.

Os municípios classificados foram objeto de avaliação por Comissão Julgadora, que selecionou 3 cidades de cada um dos 13 segmentos, inspirados na LC 1261/15, e que caracterizam os destinos, sob a ótica do turismo.

Segue a relação das 39 cidades vencedoras, em ordem alfabética.

SEGMENTOS E CIDADES VENCEDORAS

01 Aventura - Bofete, Brotas e Cunha

02 Cultural - Campos do Jordão, Holambra e Olímpia

03 Ecoturismo - Monteiro Lobato, Peruíbe e Santo Antônio do Pinhal

04 Esportes - Ilha Comprida, Pardinho e Praia Grande

05 Estudos e Intercâmbio - Bauru, São Bernardo do Campo e Tatuí

06 Náutico - Cananéia, Ilhabela e São Vicente

07 Negócios e Eventos - Campinas, Ribeirão Preto e Santos

08 Pesca - Caraguatatuba, Iha Solteira e Itanhaém

09 Religioso - Aparecida, Embu das Artes e Iguape

10 Rural - Águas de Lindóia, Paranapanema e São Roque

11 Saúde - Barretos, Serra Negra e Sorocaba

12 Social - Águas de São Pedro, Itu e Socorro

13 Sol e Praia - Avaré, Guarujá e São Sebastião